quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FEBRACE

Este ano nos inscrevemos para participação na FEBRACE, com um projeto básico sobre sistemas de tração robótico e sobre sensores de IR. Abaixo segue comentário para justificar a não participação do projeto de sistemas de tração na FEBRACE:
Desenvolvimento de sistemas de tração para chassis robóticos de competição de baixo custo utilizando Arduino e reciclagem (1409) não foi classificado como finalista para a FEBRACE .
Seguem abaixo os Comentários da Comissão de Seleção de Finalistas sobre este projeto: Motivo de Não Seleção: Não atendeu aos critérios de seleção. 
Comentário do Comitê de Seleção:

Pelo relatório apresentado não se pode concluir que a equipe domina os aspectos de eletrônica e programação envolvido na construção de um robô.

Projeto bastante interessante e relevante na área de robótica, mas recomendaria um melhor detalhamento dos circuitos e programação arduino. Parabéns.

A Comissão Organizadora da 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE - agradece a sua participação e espera contar com outros projetos para os próximos anos. 
Sobre o projeto de sensores de infravermelho, segue avaliação da comissão organizadora da FEBRACE:
A Organização FEBRACE agradece a sua participação, entretanto o projeto DESENVOLVIMENTO DE SENSORES DE INFRAVERMELHO DE LONGA DISTÂNCIA PARA ROBÔS DE SUMÔ (1491) não foi classificado como finalista para a FEBRACE . 
Motivo de Não Seleção: Não atendeu aos critérios de seleção. 
Comentário do Comitê de Seleção:
Reproduziram uma ideia disponível num fórum de eletrônica e não compararam (nem discutiram) seus resultados considerando o que há disponível no mercado.
Apesar de vocês apresentarem um relatório muito pobre e sem conclusões; acredito que isto ocorreu devido a falta de tempo. Mesmo assim vocês começaram a fazer um trabalho de pesquisa que, caso melhor orientado, pode propiciar excelentes frutos futuros
O relatório precisa ser melhor elaborado e com resultados, além de gráficos comparativos e boas conclusões.
 Em relação aos dois projetos pretendemos melhorar a qualidade do trabalho para tentar novamente este ano participar desta feira.
 


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Calculadora de robótica

Um dos problemas que temos quando se desenvolve um projeto de robótica é dimensionar o funcionamento dos motores: os cálculos para gerar as especificações técnicas como torque, velocidade e outras variáveis, que envolvem um número gigante de fórmulas. Pensando nisso, Marcos Passos junto com a equipe da Robocore montaram uma página na internet com as fórmulas, basta ter as informações dos motores. Ajuda e muita a fazer as contas. Para quem quiser testar, procure a especificação do motor na internet e coloque os dados:
http://www.marcospassos.com/mechanicalc/ 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Atualização do blog - Planejamento 2013

Inserimos hoje, nosso planejamento de competições e orçamento para 2013 e o conteúdo das próximas aulas de robótica. Basta clicar em Planejamento 2013 na barra de título.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Retorno as aulas

Caros alunos de projeto:

Está previsto o retorno às aulas no dia 01/02. Vamos marcar uma reunião do grupo para definir o cronograma de atividades e discutir as mudanças nas equipes, visto que, alguns dos nossos alunos entraram na ETEC e alguns saíram.

Um grande abraço e um bom começo de ano a todos.

Prof. Alan