domingo, 15 de setembro de 2013

Estudo sobre centro gravidade em robôs autônomos (baricentro)

No dia 14/09 das 8:00 às 12:00 hs tivemos um curso de formação com a professora de Matemática Amanda Yumi Ambriola formada pela USP que trabalha no COMPHAUS - Escola pública de robótica da USP e cuida da logística do Torneio Juvenil de Robótica. Esta atividade fez parte do projeto "Escola da Família" da EE Elza Facca Martins Bonilha e foi direcionada aos alunos participantes do projeto e aos "novos recrutas" que iniciaram este ano no projeto.
A palestra contou com material produzido pelo Matemateca da USP que enriqueceu muito a aula. Esta oficina foi oferecida de forma gratuita para os alunos e de forma voluntária pela professora e envolveu conceitos de Matemática (triângulos, ângulos, teorema de Pitágoras) e Física (forças, centro de massa). Aqui a introdução da palestra em vídeo:

Após a introdução teórica, os alunos realizaram as atividades práticas que envolveram:
1- Determinar o centro de gravidade de algumas formas geométricas;
2- Atividade de contextualização: determinar o centro de gravidade da Torre de Pisa;
3- Atividade de contextualização: cone ascendente;
4- Determinação do baricentro: robôs Artemis e Osíris e discussão.



























































Além disso, a professora excedeu nossas expectativas, falando um pouco de sua trajetória de vida e de seu ingresso no Instituto de Matemática, orientando profissionalmente os alunos sobre carreira e planejamento futuro.
Agradecemos a professora por sua inestimável contribuição ao nosso projeto e as nossas vidas, ao corpo gestor da EE Elza Facca pelo café servido a professora e aos alunos e pelo espaço disponibilizado que foi adequado às nossas necessidades e ao "Escola da Família" que nos permitiu usar este espaço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário