segunda-feira, 16 de julho de 2012

TITAN 2.0 Versão 2013

06/03/2013
Testes do TITAN 2.0 funcionando usando o l293c e adição dos diodos para proteção contra sobrecarga - notamos que durante os testes o Arduino e o l293 aquecia:
Vídeo do teste do TITAN

Adição dos diodos


26/02/2013
TESTE DE MOTORES DO TITAN: usando o l293c conseguimos testar os motores do TITAN conforme vídeo abaixo. A ideia é colar as rodas no eixo e montar um borne para suporte das rodas.




17/02/2013 - Placa de circuito impresso com 3 l298n
Esta placa de circuito foi projetada para 3 motores de passo usando o L298n e um regulador de voltagem (5V), o que elimina o uso do Arduino como fonte de alimentação, evitando o acidente causado pelo Prof. Alan, conforme esquema abaixo:

Link para baixar os pdf´s para impressão:
https://skydrive.live.com/redir?resid=AC8ECA0DCFBBC517!398&authkey=!AAqm8K3wx1qMa8Q

13/02/2013 - Testes de atualização
Bom vamos as más notícias: conseguimos configurar o l293c para executar o passo mas os motores não funcionaram. Tudo nos leva a crer em 2 hipóteses:
1- Problemas com os eixos: o eixo pressiona a engrenagem e, como não temos ferramentas apropriadas, como por exemplo uma furadeira de bancada, paquímetros e outros, o que complica a criação de engrenagens. Os eixos ficaram com ângulos em relação a engrenagem do motor o que comprometeu o projeto.
2- Os motores não tem força suficiente e os dentes da engrenagem não se encaixam corretamente. Um dos problemas de se usar reciclagem de materiais são as adaptações que nem sempre funcionam como esperado e, com a falta de equipamentos corretos para furar (nem broca de metal temos), fica difícil.

Por enquanto o TITAN 2.0 vai para a geladeira...


02/2013 - Atualização de projeto - TITAN 2.0

Depois dos problemas usando servo-motores reciclados e termos problemas com os bornes que se quebram com razoável facilidade, parafusos que não conseguimos encontrar para montar o eixo, engrenagens de plástico que se quebram e não há peças de reposição e outros pequenos problemas de tração (achamos que o projeto não tinha torque suficiente) o projeto voltou a ser feito com motores de passo. Para os testes iniciais usaremos o l293c, que não possui a potência do l298n mas é mais fácil de configurar. Nosso atual problema é fixar a roda no eixo de metal, testamos neste fim de semana o araldite para ver se dá certo. Na semana que vem, dia 15/02, testaremos ligar as rodas e ver se deu certo e analisar o torque do projeto.
Fotos do novo projeto abaixo:








------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Projeto TITAN 1
Estamos trabalhando com motores de passo bipolares e sensores de IR, pois não temos verbas para comprar sensores de ultrassom. A conformação inicial de sensores seria 4 sensores de linha embaixo para detectar linha preta, ligadas na porta analógica do arduino, e sensores de distância instalados dos 4 lados do robô, para identificar proximidade, com range de 10 cm - se um objeto se aproximar a 10 cm pela lateral ativa a defesa (giro de 90° e segue em frente em direção ao objeto, caso negativo, outro giro de 90° e segue em frente - ainda não discutimos a ação evasiva, pois não sabemos a velocidade do motor. Usaremos o L298 pela sua capacidade de correntes de até 4 ampéres. Isso quer dizer que, se quisermos alterar os motores será possível. Serão 3 l298n (15 pinos), acionados pelas portas PWM do arduino (8 entradas) e uma porta trigger, que irá acionar um circuito baseado no 555 e no l297 que irá acionar o 3 motor, que controla uma garra robótica. Esperamos apoio mas, por enquanto, ninguém manifestou sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário