terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Projeto Mais educação: chassis robóticos 2015

16/12/2014
Recebemos a verba do projeto "Mais Educação" e, como sempre, nossa sempre solicita diretora nos deu carta branca para investir como quiséssemos a verba. Analisando a situação e considerando que a verba é destinada a alunos de Ensino Fundamental, decidimos investir em estruturas de chassi pré-prontas da Robocore (RC-FLS V2 - https://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual&prod=385). Este kit é limitado mas sua facilidade de operação compensou a falta de torque e as limitações impostas pelo Shield e pelo suporte de pilhas.
Ainda estamos aguardando a entrega dos Arduinos, comprados com nosso fornecedor de sempre, a Webtronico (http://www.webtronico.com/) e as pilhas recarregáveis.
Como estamos acostumados a nos "virar com o que tem" não deu outra - fizemos uma adaptação e ligamos nossas baterias de LiPo nos Arduinos e Shield.  Ainda sim, para brincar de sumô, faltava um sensor de ultrassom. Então surgiu o desafio: O cavaleiro jedi Marcelo quis desafiar seu mestre Alan dizendo que conseguiria colocar o sensor de ultrassom melhor que o mestre. Bom não deu outra: desafio aceito.
Como sempre a ansiedade da juventude em terminar logo e programar perdeu de 7x3 para a frieza e disciplina da idade. Segue os vídeos da brincadeira abaixo:
PS: Prof Alan - robozinho com led e faixa amarela na rampa
       Marcelo: robozinho todo bagunçado sem marcação
Amanhã o desafio continua com o Marcelo vs Roselito e, talvez, uma revanche.

PS2: a gravação foi feita pelo Roselito...

Esses vídeos são anteriores:

Robocore seguindo linha

Teste de motores

Tentando empurrar o Ártemis (que dó...)

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Finalistas da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia 2014

16/12/2014
Apesar de não termos conseguido nada, valeu a experiência e as amizades...






05/11
Atenção meninos, somos finalistas na Mostra Paulista de Ciências e Engenharia de 2014:
LISTA DE FINALISTAS DA MOP 2014:
MOSTRA PAULISTA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA 2014
Leia as instruções completas para garantir sua participação em: 
http://mostrapaulista.org.br/finalistas_orientacao/
A MOP 2014 acontece nos dia 03, 04 e 05 de Dezembro de 2014
Esta relação de finalistas publicada no dia 05/11/2014 apresenta os finalistas que desenvolveram projetos
selecionados pela submissão direta e também por Feiras Parceiras da MOP 2014.
A lista será atualizada em 17/11 contendo os finalistas selecionados na:
– Dante InCiência - XIX Feira de Ciências e Tecnologia
– II Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M
A lista receberá uma última atualização no dia 01/12 contendo os finalistas selecionados na:
– II Mostra de Artes e Ciências ALEF Paraisópolis
– II Feira De Ciencias Do Ensino Integral
Cidade Finalistas Selecionados
Campo Limpo
Paulista
ARTEMIS E ARES - ROBÔS MULTITAREFAS (SUMÔ E RESGATE DE ALTO RISCO)
Paulo Ricardo de Lima da Cruz, Marcelo dos Santos Jubilado Jr., Roselito Ferreira
Gonçalves, Alan Barbosa de Paiva (Orientador)
EE Professora Elza Facca Martins Bonilha, Campo Limpo Paulista - SP
Engenharia - 701 Eletrônica
O USO DO SOM AUDÍVEL PARA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO CARIOCA
(PHASEOLUS VULGARIS)
Vitor Coutinho Santos, Alan Barbosa de Paiva (Orientador)
E.E. Mário Pereira Pinto, Campo Limpo Paulista - SP
Ciências Biológicas - 203 Botânica

sábado, 1 de novembro de 2014

Finalistas do Desafio de Inovação 3M

29/11 - Parabéns aos alunos
Novamente os alunos demonstraram seu talento e seu comprometimento em produzir conhecimento científico, acima de tudo. Nosso objetivo sempre foi compartilhar nosso trabalho e ajudar no desenvolvimento da Robótica como opção educativa e como forma de aprendizagem.
Este ano decidimos ampliar nosso reportório e trabalhar a Robótica aplicada a pesquisa científica e iniciamos os projetos que estavam guardados por falta de mão de obra. A partir deste ano, com apoio da verba do projeto Mais Educação podemos ampliar nossa capacidade de investigação e pesquisa e aumentar o número de alunos do projeto. Resultado de muito empenho e dedicação. Ainda sofremos com o mal que assola a todos os participantes de feiras e competições: transporte, hospedagem e alimentação. Vamos buscar soluções criativas para minimizar ou solucionar este problema. 
Não há como expressar a felicidade de saber que este trabalho está sendo reconhecido em feiras e exposições, demonstrando nosso caráter investigativo e nossa política de pesquisa, usando como plataforma de homologação de projetos as competições.

O resultado:

2º Lugar - Ares e Ártemis - robôs multitarefas - Categoria Engenharia



3º Lugar - O uso do som audível para germinação de sementes de feijão (P. vulgaris) - Categoria Ciências Agrárias



Mais uma feira este ano, agora na 3M em Campinas....


sábado, 13 de setembro de 2014

segunda-feira, 16 de junho de 2014

OBR 2014

14/06/2014 - São Carlos
Resultado final:
Resultado da OBR 2014 - Regional de São Carlos
Equipes de Nível 1 - Ensino Fundamental
Posição
Equipe
Pontos
Tempo Total
34
Pequenos Cientistas Hefesto
40
900

Pequenos Cientistas Artemis
WO


Equipes de Nível 2 _ Ensino Médio
Posição
Equipe
Pontos
Tempo Total
10
Pequenos Cientistas Ares
80
779
11
Pequenos Cientistas Hórus
80
881
24
Pequenos Cientistas
0
300

Vídeo do robô na arena de treinamento:

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dionísio

Dionísio: "... (em grego: Διώνυσος ou Διόνυσος, transl. Diōnisos ou Diónisos) era o deus grego equivalente ao deus romanoBaco, dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. Filho denZeus e da princesa Semele, foi o único deus olimpiano filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atípica..." Fonte: Wikipédia

 Este projeto começou a ser desenvolvido pelo Jhonatan (Jhow), toda a sua estrutura em acrílico e suporte de motores foi feita por ele. Inicialmente suas rodas seriam de madeira emborrachada, depois recebeu rodízios de carrinho de supermercado e, finalmente, rodas de um kit que foi doado para nossa equipe de robótica. A estrutura final, com a adaptação do botão liga/desliga, baterias de NiMn de 7V/2A, Arduino UNO rev.3, 2 sensores de IR analógicos TCRT5000 "caseiros", um sensor de ultrassom HC-SR04 e um display de LCD ficou sob responsabilidade do Roselito.
Este projeto, por enquanto, é nosso reserva para OBR na área de resgate, podendo receber a placa de alerta, com buzzers e led´s, ou a garra robótica. Caso algum projeto não esteja concluído ele será o substituto tanto para fundamental e médio. Possui dois servos motores de parabólica adaptado a rotação contínua controlados por um drive de L298n, resultando num torque teórico de aproximadamente 4 kgf/cm. Não é um robô de força mas um robô com boa capacidade de controle e fácil dirigibilidade.
Ainda faltam as informações de dimensões mas segue uma prévia do projeto:



Fotos do projeto anteriores









sábado, 24 de maio de 2014

Expo Milset 2014

Este será nosso diário de bordo sobre como foi a experiência da Milset 2014.
30/05 - Um pouco de cultura
Vídeo da palestra de ontem, um dos melhores momentos da Milset - Toinho é fantástico

Fotos de Fortaleza


Geradores Eólicos no porto





 Barco afundado

30/05 - Comentários do professor
Apenas uma observação: o avaliador era especialista da área. Graças ao feedback dado. o que demonstra a transparência do evento Expo Milset Brasil, podemos exercer nosso direito de crítica. Não desmereço a avaliação e nem foi o avaliador que tirou pontos de nossa equipe. Acho que a avaliação foi válida mas temos que tomar cuidado com comentários. Digo e repito: sou a favor da avaliação dos avaliadores (quem não deve não teme) como forma de contra-argumento a avaliação.Quanto a avaliar o estande, se este é atrativo ou não eu coloco novamente uma sugestão de critério: um contador de visitas no estande, algo como um livro de visitas. Vi muito estande decorado que não teve visita, o nosso, simples, com apenas os produtos do trabalho, ficou bem movimentado. Nosso produto final é atrativo, por isso, não há necessidade de decoração floreada. O objetivo, inclusive descrito no projeto apresentado, é que as pessoas se interessem pelo projeto, entrem em contato e comecem a produzir seu chassi, seu projeto. Nesse aspecto somos vencedores.
Apenas para complementar: estou publicando isso ANTES do resultado final não por achar injusta a avaliação ou como forma de protesto e sim como forma de crítica construtiva. O processo de avaliação é crítico num processo de classificação e muito subjetivo. Não há, de forma alguma, avaliação imparcial pois estamos sujeitos a nosso nível de conhecimento. Não é apenas um problema nesta ou naquela feira, é um problema sistêmico. E mais, existe uma deformidade dos critérios de cada feira, o que dificulta a construção de uma apresentação que satisfaça os critérios. Não é hora de unificar os processos e discutir um consenso? Não seria interessante construir um padrão de feiras para que, para o aluno, a apresentação seja mais fácil, sem tantos meandros? Nas palavras do Secretário Daniel do Ceará: "...precisamos construir um rede de conhecimento científico de ensino fundamental e médio...".
Sinceramente: a Milset foi uma experiência inigualável, fantástica e excepcional. A MOP foi boa, a Milset foi fantástica... o aprendizado que levamos na bagagem, as relações estabelecidas, a experiência de outra cultura dentro e fora de nosso país nos mudou, nos moldou. Gostaria de compartilhar com outros alunos e outros colegas, me renovei como professor, o Marcelo cresceu muito como pessoa, como ser humano. Independente de avaliação, resultados e empecilhos, vislumbramos um mundo novo, nas palavras de Einstein:
    "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

29/05 - Terceiro dia de apresentação
Café da manhã: sessão de fotos depois do café.
Apresentações - grande movimento de escolas, fizemos inúmeras apresentações.
Avaliações: não teve nenhuma. Recebemos o feedback de avaliação que não nos deixou otimistas pois perdemos pontos com um dos avaliadores.
Nossos vizinhos de feira, novamente, ganharam um prêmio - O credenciamento da FENECIT.
O professor ganhou um livro de astronomia de brinde.
As palestras do simpósio foram muito legais e principalmente a do Prof Antonio.
Nota do professor:
A pior do dia de hoje foi analisar o feedback de um dos avaliadores e descobrir que o estimado colega não compreende o conceito de corrente, ignorando o fato de que esta pode ser medida como Coulomb/seg ou, no Sistema Internacional de medidas, na unidade de Àmpere. Compartilhou uma informação errônea com meu aluno, dizendo-lhe que a corrente se mede em mAh - miliampere por hora - esquecendo que este conceito é aplicado ao consumo de uma bateria ao longo do tempo ("potência"). Quem duvida leia a fonte que nós usamos (que só escreveu uns 20 livros sobre o assunto):
http://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica-basica/2574-cbe001

Por isso, sou a favor de avaliação dos avaliadores... Ainda bem que aluno autônomo sabe quando houve uma besteira.
Foto do grupo sobre tijolo sustentável que foi no Luciano Huck

28/05 - Segundo dia de apresentação
Café da manhã: bolo de chocolate fantástico, a vista do hotel é maravilhosa.
Apresentações - estão melhores mas os sensores estão sofrendo interferências, o radar funciona corretamente no quarto mas na feira está sofrendo interferência.
Avaliações - apenas 1 avaliador que levantou alguns aspectos do projeto: em relação a proteção do chassi a construção de uma estrutura de proteção, melhorar a questão das rebarbas e proteger a parte eletrônica. Sugeriu usarmos um dos timers do Arduino Uno para execução da função dos servos.
Hoje o Marcelo comeu sua primeira salada de frutas com uva Itália,
Conhecemos mais a fundo o grupo que foi no caldeirão do Huck com o projeto de tijolo feito com cinzas do bagaço de cana - Samantha e Thaissa. A orientadora é uma pessoa supersimpática. O professor doido além de cheirar o tijolo, tentou provar um pedaço para ver se era doce, não era...
As palestras foram "fantásticas" nos ajudaram muito na elaboração do projeto.
Após o almoço, teve uma palestra de dois ganhadores da Intel Isef, devíamos ter vindo descansar.
Saímos a noite para comprar suco e vimos um grupo muito legal de Capoeira - Capoeira Brasil. Andamos pela praia.
Nosso colega voltou tarde da balada,

27/05 - Primeiro dia de apresentação
Café da manhã a melancia estava horrível.
Primeiras apresentações - horríveis (nervosismo).
Avaliações - 2 avaliadores passaram pelo grupo e elogiaram o projeto.
Foto da festa de abertura

Fotos do estande terminado



26/05 Preparação para apresentação
Segue vídeo do projeto Hórus preparado para apresentação:


26/05 Primeiro dia de Milset
Saímos às 4:00 da manhã de Guarulhos. Levamos o material para uma gráfica no aeroporto para encadernar... mas a gráfica não encaderna (????!!!!).
O voo foi tranquilo, 3 horas no ar. Marcelo leva 2h30 para dormir e, quando fecha o olho, turbulência... acorda e espera. Na conexão em Natal 1h30 de espera por conta da saída dos passageiros que atrasou. Decolamos e chegamos em Fortaleza. Um calor de 30º e só nós de blusa.
O Marcelo, no aeroporto de Guarulhos não quis tomar um café porque achou R$4,50 caro. Chega no hotel, entra no quarto, vai direto para uma barra de cereais e come. Esquece que no Hotel tudo é pago, gastou R$6,00 (!!!) numa barrinha, quase teve um troço.
Estamos dopados do voo, exaustos sem dormir direito, tontos com o efeito do jet lag.
Dividimos o quarto com um rapaz do Rio de Janeiro, o Felipe, muito gente boa. Ele irá apresentar um projeto de engenharia sobre criação de algas.
Ao chegar na cidade procuramos um lugar para almoçar, péssima ideia....
Montamos o estande e está rolando uma exploração do turismo: canetas inflacionadas, EVA caríssimo... enfim, o negócio é ficar esperto. Segue as fotos do primeiro dia:
Voo de Guarulhos até Natal/RN 
Conexão em Natal RN


Chegada em Fortaleza





O local do evento e o hotel





 Nosso estande
24/05 - Há 2 dias da viagem.
Estamos muito nervosos.
O Ártemis está bem, tudo pronto. Deixamos o kit de reparo nele e falta apenas ajustes de roda.
O Hórus deu problema. Íamos fazer um acerto na fiação da bateria, ligando Arduino e motores em paralelo. ligamos o drive de motor e tudo ok, quando ligamos o pino de 2 mm do Arduino (macho), uma fumaça saiu de baixo do chassi e perda total - a placa de Arduino foi queimada com a inversão de polaridade. Nosso procedimento sempre incluiu a verificação da tensão antes de ligar mas, dessa vez esquecemos e, nas palavras do Marcelo " com 2A de corrente", sem chance. Nossa sorte é que, graças a um ótimo planejamento para este ano, temos Arduinos reservas, que eram utilizados nas aulas básicas. Por sorte não houve dano ao resto da estrutura.
A programação será diferenciada: o Ártemis fará uma demonstração de sumô e o Hórus, uma de resgate de alto risco com coleta de objeto.
Ainda estamos tristes pois o Paulo e o Roselito não irão conosco mas, ansiosos com a viagem.
Artigo, relatório sintético faltando apenas encadernar e poster pronto. É fazer as malas.