domingo, 19 de agosto de 2012

Nossos Valores

Deixo aqui a memória de um pequeno episódio que mostra um pouco do espírito dos alunos:
Em determinado momento do trabalho o robô da Equipe Pequenos Cientistas parou de funcionar, apesar do Arduino estar ligado. Os alunos tentaram remontar mais de 5 vezes o robô e nada conseguiram. Bom, eu como professor deixo a situação problema no "colo" dos alunos e me dirijo a coordenação para ratificar a inscrição das equipes. Isso depois de tentar tudo que eu sabia e que eles sabiam (já havia passado mais de 1hora 30minutos, estava terminando o sumô do nível 2). 
Conversei com o pessoal da organização e comentei um fato bizarro que havia acontecido (a Elaine que descobriu): quando se conectava o cabo USB (+5V) em cima do conector de USB do Arduino, sem ligar o mesmo, o robô funcionava por alguns segundos e depois parava. Eles discutiram comigo sugerindo o que ey tentei e expliquei que os alunos tentaram ligar o Arduino com aterramento, ligar no 5V, medir a tensão do cabo USB e nada dava resposta. Um dos garotos que estava lá sugeriu que, o que poderia estar acontecendo lá era que o Arduino pudesse estar com a bateria com corrente fraca e, por isso, quando o cabo USB encostava no Arduino fornecia a carga necessária. Nesse momento acendeu a luzinha da salvação, corri para os alunos e disse que tinha uma boa notícia. Contei o resumo da conversa e, para minha surpresa, eles haviam descoberto isso e já estavam tomando providências - recolhendo todas as pilhas e baterias para ver o que conseguíamos.
Bom começa a luta de novo, a correria para remontar o robô pela décima vez no dia. Mas, como o destino é implacável, não achamos uma bateria para substituir. Nesse momento olhei para os alunos e, acho que todos nós sabíamos o que ia acontecer - estava perdido. Tínhamos 2 robôs mas baterias para 1 robô e meio e não foi falta de planejamento - tínhamos baterias recicladas de celular, baterias velhas que podiam ser usadas em série e 1 conjunto de pilhas comum - nada que fosse suficiente para alimentar o Arduino (9V), os sensores (4,8V) e os motores (8V/800mAh) conforme o planejado ou mesmo o suficiente para manter o robô ligado por mais de 3 minutos.
Nesta hora ainda veio um último lampejo mas o robô já havia sido desmontado e, todo nosso preparo para essa competição havia se perdido. Era visível o desânimo no rosto dos alunos. A equipe Orion entrou nesse momento pela porta desesperado porque o robô estava muito pesado. Imediatamente a equipe se levantou e entrou em ação - pegaram todas as baterias que estavam disponível e as pilhas dos sensores, que foram desmontados às pressas e entregaram ao grupo Orion. 
Alguns minutos depois, eles voltaram com a notícia: tinham perdido o primeiro combate (é a vida não é como filmes que tudo dá certo no final). Logo depois haveria um segundo combate, com nada menos que a equipe mais forte do em nossa opinião - ENIAC (inclusive tietei eles). O combate começou mal, perdendo o primeiro round mas, as vezes, nos surpreendemos com a vida e, o segundo round foi vencido pela Equipe Orion (em breve coloco neste post o vídeo). Perdemos o terceiro round e a luta.
Para quem não entende, este resultado é um fracasso, uma perda. A questão é: Davi é capaz de vencer Golias. Vencer um round de um oponente mais fraco é obrigação, porém, vencer um round de um oponente mais forte, em um desafio de robótica, é superação. Tanto é que, neste momento, independente da Equipe, houve uma torcida coletiva, uma comemoração geral. E mais, receber os cumprimentos da equipe vencedora que reconheceu-nos como um oponente forte foi o maior prêmio que podíamos receber.
Valores se constroem: honra, dignidade, altruísmo e solidariedade só existem com um caráter forte, acima de nomes de escolas, de bandeiras ou de cidades. Não é possível ensiná-los mas criar condições para que esses valores saiam de suas conchas.

"O homem é o que ele acredita." 
Anton Tchecóv


"Daqui a alguns anos estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Solte as amarras! Afaste-se do porto seguro! Agarre o vento em suas velas! Explore! Sonhe! Descubra!"
Mark Twain

Obrigado aos alunos por mais esses 10 segundos.
PROF. Alan

Veja mais frases em http://www.belasmensagens.com.br/frases-celebres.php?pg=2#ixzz242quwseV

Nenhum comentário:

Postar um comentário