domingo, 21 de outubro de 2012

Nomes de robôs

Seguindo nossa tradição de nomes de robôs, usando a referência - Bulfinch, T. O livro da Mitologia: História de Deuses e Heróis, Tradução: Luciano Alves Meira, Ed. Martin Claret, 2006. - segue a história por trás dos robôs atuais e sugestão dos nomes dos robôs em construção:

ORION - filho de NETUNO, era belo e grande caçador. Tinha o poder de andar sobre as profundezas e. dizia-se, andar sobre as águas.  Apaixona-se por Mérope e, como não conseguiu o consentimento do pai da moça para casar-se, tenta tomá-la a força. O pai vinga-se cegando Orion e lançando-o ao mar. Ele guia-se pelo som e, Vulcano o ajuda a encontrar  com o deus-Sol, que restabelece sua visão. Viveu com Diana até que esta o acertou com uma flecha e o matou. A deusa percebeu seu erro e o transformou em uma constelação.

TITAN - Raça de seres gigantes que ocupou a Terra antes dos homens. Um deles, Prometeu, a pedido do irmão Epimeteu - que havia distribuído todos os dons aos animais e não tinha deixado nenhum para os homens - roubou o fogo do céu e deu ao homem, assim concedendo a força de superar todos os outros dons dos animais. Júpiter agraciou o homem com a primeira mulher, Pandora, que recebeu uma caixa dos deuses com presentes. Inadvertidamente Pandora abriu a caixa e deixou os dons escaparem e, restou apenas a esperança dentro da caixa. Júpiter castiga Prometeu acorrentando-o no monte Cáucaso e colocando um abutre para comer seu fígado - órgão que se regenera e portanto Prometeu seria punido pelo resto da vida, tornando-se símbolo da resistência a opressão.

FÊNIX - Ser que surge sozinho, na cultura assíria. Vive por 5 séculos até criar uma pira funeral onde, de suas cinzas, surge uma nova ave. Símbolo da persistência e da criação.

Bom, temos 2 novos robôs que precisam de nomes e, como acho que os significados dos nossos robôs fica muito claro, segue abaixo sugestão:

Hermes - Deus do comércio, lutas e outros exercícios olímpicos. Representa habilidade e destreza. 
Odin - Senhor do céu e pai dos deuses.
Vishnu - deus que se transforma nos avatares, personificação do princípio conservador, protege os bons e pune os maus.
Tyr - deus da guerra.
Teseu - herói grego que venceu o Minotauro e seu labirinto, Amazonas, unificou a Ática.

Destes nomes, a minha inclinação recai sobre Hermes para o robô multi-tarefas do Paulo e Vishnu para o robô do Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário