segunda-feira, 25 de março de 2013

Recuperação de rios eutrofizados

25/03/2013 - Descrição sumária: Projeto de Biologia visando o estudo de processos de recuperação de rios e lagos eutrofizados

Estudo preliminar:
Fotos do procedimento e dos resultados
Preparo da solução de azul de metileno, corante que deixa a água azul quando esta tem oxigênio



Da esquerda para direita: amostra com agitação, amostra e controle

Resultados:
Repetição
Controle
Amostra
Amostra com agitação
Dias para a conclusão da experiência
1
Azul
Transparente
Transparente
3
2
Azul
Transparente
Transparente
3
3
azul
Transparente
Transparente
2
4
Azul
Transparente
Transparente
3
5
azul
Transparente
transparente
3
Ø Relatório da experiência
Ø  (05/03) a experiência foi feita o pote um só com o corante o dois com corante e pão ralado e o três com corante e pão ralado...
Ø  Obs. o pote três mexidos cinco vezes com a colher às 13h40min

Ø  (06/03) olhei a experiência às 11h22min o pote uma esta a mesma cor o pote dois e três mudaram um pouco á cor, esta bem mais claro o pote dois esta com a cor mais clara do que o três.
Ø  Obs.: o pote três foi maxico cinco vezes às 14h46min.

Ø  (07/03) olhei a experiência as 16h23min, tudo ocorreu bem á única coisa diferente  é que o pote 2 e 3 estavam   com a cor bem diferença tava um verde bem apagadinho ....
Ø  Obs.: o pote três foi mexido com uma colher cinco vezes,...

Ø  (08/03) olhei a experiência as 15h00min.
Ø  O pote um ainda continuava azul o pote dois esta com a água transparente e meio esbranquiçada e em sua superfície azul...
Ø  O pote três esta com a água transparente e meio esbranquiçada, mas porem em seu meio parece ter formado um mine tornado azul...
Ø  Obs.: o pote foi mexido cinco vezes com uma colher.

Ø  (09/03) olhei a experiência às 14h30min estavam tudo bem o pote um estava azul o pote dois transparente só com a superfície azulzinha e o três também transparente.
Ø  Obs.: o pote três foi mexido as 15h00min cinco vezes...

Ø  (10/03) olhei a experiência as 17h22minº pote um estavam azuis o pote dois transparente com umas bolotinhas azuis em cima, e o três estava transparente com bolotinhas azuis por cima.
Ø  Obs.: o pote três foi mexido com uma colher cinco vezes.
Ø  Houve uma pequena diferença no pote três notei que ele estava dando cheiro.

Ø  (11/03) bom olhei há experiência estava tudo bem o pote um azul e o pote 2estava transparente com uns pedacinhos de pão por cima meio azul o três estava também transparente no seu núcleo e em sua superfície estava azul.
Ø  Obs.: o pote três foi mexido cinco vezes com uma colher, e o mau cheiro do experimento só aumentava.
Ø  (12/03) bom à experiência estava normal como de costume, mas pela manhã trouxe a experiência para escola e os três potes acabarão se agitando um pouco, mas assim que pararam de movimentar voltaram ao normal. O pote estava azul não houve modificação os potes dois e três ficaram azuis, mas voltaram a ficar transparente depois.

 Conclusão do experimento:
Percebi que o pote um foi comprovado que quanto ha oxigênio no recipiente o corante permanece na sua cor real (azul). E provavelmente quando houver ausência de oxigênio a cor será alterada.
Mas porem o pote dois, sua degradação foi bem mais rápida pela falta de oxigênio no recipiente e assim eliminando o micro organismos de uma só vez. Facilitando a inexistência do oxigênio.
 Agora o pote três, o corante  eliminou o oxigênio e assim deixando a água transparente e também matando o micro organismos; mas após oscilar a amostra o oxigênio se infiltra novamente no recipiente e assim deixando a água azul novamente e dando tempo limitado ao micro organismos.

Podemos afirmar que:
Quando colocamos o corante com o pão na água essa mistura elimina o oxigênio e mata o micro organismos dependentes do oxigênio e assim ocorre a alteração da cor (transparente).









 proposta :
Quase toda água potável que consumimos se transforma em esgoto que é reintroduzido nos rios e lagos. Estes mananciais, uma vez contaminados, podem conter micro-organismos causadores de várias doenças como a diarreia, hepatite, cólera e febre tifoide. Além dos micro-organismos, as águas dos rios e lagos contêm muitas partículas que também precisam ser removidas antes do consumo humano. Daí a necessidade de se tratar a água para que esta volte a ser propícia para o consumo humano.

Quando pensamos em água tratada normalmente nos vem à cabeça o tratamento de uma água que estava poluída, como o esgoto, para uma que volte a ser limpa. Cabe aqui fazer uma distinção entre tratamento de água e tratamento de esgoto: o tratamento de água é feito a partir da água doce encontrada na natureza que contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e micro-organismos. Por essa razão a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Já o tratamento de esgoto é feito a partir de esgotos residenciais ou industriais para, após o tratamento, a água poder ser reintroduzida no rio minimizando seu impacto ao ambiente. Podemos dividir o tratamento de água em duas etapas, a qual chamou de tratamento inicial e tratamento final:
Topo
Tratamento inicial:Não há reações químicas envolvidas, somente processos físicos.

peneiramento: elimina as sujeiras maiores.
Sedimentação ou decantação: pedaços de impurezas que não foram retirados com o peneiramento são depositados no fundo dos tanques.
Aeração: borbulha-se ar com o intuito de retirar substâncias responsáveis pelo mau cheiro da água (ácido sulfídrico, substâncias voláteis, etc.).
Topo

Tratamento final:

coagulação ou floculação: neste processo as partículas sólidas se aglomeram em flocos para que sejam removidas mais facilmente.
Este processo consiste na formação e precipitação de hidróxido de alumínio (Al2(OH) três) que é insolúvel em água e “carrega” as impurezas para o fundo do tanque.

Primeiramente, o p H da água tem que ser elevado pela adição ou de uma base diretamente, ou de um sal básico conhecido como barri lha (carbonato de sódio):
base:

Na OH(s) 
 Na+(a q) + OH-(a q)

sal básico:

Na2CO3(s) 
 2 Na+(a q) + CO32-(a q)

CO32-(a q) + H2O(l) 
 HCO3-(a q) + OH-(a q)

Após o ajuste do pH, adiciona-se o sulfato de alumínio, que irá dissolver na água e depois precipitar na forma de hidróxido de alumínio. 

Dissolução:


Al2(SO4) três(s) 
 dois Al3+(a q) + 2 SO43-(a q)

precipitação:

Al3+(a q) + 3 OH-(a q) 
 Al(OH)3(s)

sedimentação: os flocos formados vão sedimentando no fundo do tanque “limpando” a água.
Filtração: a água da parte superior do tanque de sedimentação passa por um filtro que contém várias camadas de cascalho e areia, e assim retiram as impurezas menores.
Desinfecção: é adicionado na água um composto bactericida e fungicida, como por exemplo, o hipoclorito de sódio (água sanitária, No cio), conhecido como ‘cloro’.
Água contaminada
Água tratada

Nenhum comentário:

Postar um comentário