Hoje o professor Alan foi comprar a bateria selada 6V/4Ah (24 W) mas o valor estava muito acima do valor da internet (R$13,00 na internet e R$45,00 na loja). Partiu-se então para o plano B e foi comprado uma bateria de 6V/2,5Ah (12W) para ser usada pelo 2 grupos. A equipe Orion tentou montar uma bateria de 6V usando baterias de celular mas sem sucesso na primeira tentativa. Isso não quer dizer que desistiram.
O Arduino Uno apresentou dificuldades de instalação mas com trabalho duro a equipe conseguiu resolver (nada que o professor ajudando não resolva). Mas no momento de utilizar o l298N na protoboard transparente um dos lados não funcionava. Estudamos um possível curto, ou erros de ligação mas somente um lado funcionava. Saldo do dia: l298 quebrado de tanto tentarmos ajustar as pernas e a equipe Orion seu seu drive de motor. A verba está acabando e ainda temos que comprar as baterias (9V), uma broca de 0,7 mm para fazer as placas, parafusos de cabeça chata e, agora, um l298N. O problema é que só temos verba para o l298n e os parafusos. O Paulo ficou de comprar a broca e ainda temos o problema de 3 baterias de 9V. Uma possível solução está nas baterias de celular - força Orion, contamos com bom trabalho de vocês.
Para completar, quando fomos testar os sensores IR feitos pela Elaine descobrimos que estão todos com os resistores invertidos. Acontece, pelo menos esse é fácil de resolver mas perdemos um precioso dia. Pelo menos temos material para mais 7 sensores IR e poderemos testar, para ver se aumenta a distância de sensibilidade, que está em 5 cm atualmente, aumentar o espaço entre o emissor e receptor - basta o Paulo conseguir a broca.
Neste momento o plano A é comprar um novo L298N, o plano B é usar o L298N que está no chassi de 20x20 dos Pequenos Cientistas no projeto do Orion, o que geraria uma série de inconvenientes mas, em caso de emergência, vamos fazer o necessário para competir.
Independente de escola, diretoria de ensino, bairro, somos uma equipe, um time que trabalha pelo bem de todos e que quer vencer. Ajudamos uns aos outros sem bandeiras ou títulos e sim como um grupo.
Contagem regressiva...
Nenhum comentário:
Postar um comentário