Hoje foi o dia de altos e baixos. O que começou com um dia ruim melhorou, piorou, melhorou de novo e assim foi.
Primeiro: o professor Alan foi até Jundiaí para comprar os componentes e descobriu que hoje era feriado lá. Viagem perdida.
Depois: Começamos a mexer no chassi pois ele estava saindo pra esquerda e com dificuldade de virar para os lados. Muda daqui, muda de lá e finalmente decidimos colocar o motor em pé. Ficou bom, ele ficou meio rebaixado, mas funcionou, vira com velocidade. Boa notícia.
De repente, um dos motores travou. E depois o outro. Má notícia.
Tivemos que desmontar tudo e dentro do motor tinha 2 porcas que eram usadas como suporte de uma chapa que prendia o motor. Menos mal, o motor voltou a funcionar. Boa notícia.
O Daniel tirou os parafusos e trocou por rebites o que ajudou muito pois sobraram parafusos (estavam em falta por falta de verba). Boa notícia.
A equipe Fenix conseguiu criar o suporte para a protoboard e Arduino e agora está trabalhando na garra. Boa notícia.
A Elaine conseguiu terminar as placas de sensor IR. Boa notícia.
Mas os sensores IR, mesmo com todos os testes (aumentamos a distância entre eles, testamos no pico digital) não conseguem detectar nada a mais de 5cm, como havíamos previsto no cálculo e, o sensor reciclado, ainda ferve quando colocado na bateria. Má notícia.
Quando testamos o sensor IR mudando o resistor de 220 ohm para 100 ohm a distância subiu para 10 cm. Boa notícia.
Mas o ressistor depois de alguns minutos ferve. Má notícia.
A possível solução seria usar uma tensão mais baixa, testamos e deu certo com 4V/800mAh, ou usar uma outra fonte - suporte de pilhas com 4 pilhas recarregáveis 230 mAh. Falta só 2 pilhas.
O professor colocou uma das baterias de 4V/800mAh para carregar com as polaridades trocadas. Má notícia.
A verba acabou e só podemos comprar 1 l298n e mais alguns resistores. Má notícia.
A broca que o Paulo comprou, de 1,5mm, não ficou perfeita, mas deu para terminar as placas. Boa notícia.
Se analisar o saldo do dia de hoje:
- Estamos atrasados mas com os sensores prontos, ou seja, dá pra tirar o atraso na quinta e na sexta fazer o teste com o robô do Elza.
- Mais boas notícias que ruins.
Ps: sexta a direção do Frei autorizou a vinda dos alunos do Elza e faremos nosso desafio interno para testar os nossos chassis - como sempre em cima da hora.
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